O Museu de Venâncio Aires foi fundado em 26 de outubro de 1994, com peças antigas doadas pela comunidade. Tal quantidade e diversidade, em parceria com a Universidade de Santa Cruz-UNISC, resultaram na aprovação do projeto: “Venâncio Aires, RS: Museu e Arquivo Histórico”, junto ao Ministério da Cultura, subdividindo o acervo em diversos departamentos: museu, arquivo histórico, jornais, revistas, discos e biblioteca.
Devido a este sucesso foi lançada em 17 de dezembro de 1994 uma campanha para aquisição do histórico Edifício Storck, construído pelo arquiteto Simão Gramlich a partir de 1929. O Edifício Storck, em estilo europeu, com área de 1328 m², custaria U$ 500.000,00 ao câmbio da época. Não possuíamos um centavo em caixa para aquisição do mesmo. A comunidade foi mobilizada e passou a contribuir com pequenas doações mensais através de débitos em suas contas bancárias, assumindo o pagamento de m², em períodos de até dois anos, concluindo – se o pagamento em 27 de Abril de 1998, num total de R$ 508.752,15.
No dia 30 de novembro de 1997, com a presença do Ministro da Cultura, Francisco Weffort, foi reaberto o Museu de Venâncio Aires no Edifício Storck revitalizado, com exposições que seguem a norma de um museu dinâmico, onde a cada ano ocorrem, no mínimo, duas exposições diferentes por sala, atraindo cada vez mais os visitantes. Nestas exposições realçamos vestidos de noivas pretos, realejo, instrumentos musicais, bicicleta de madeira, armas, espadas, vestimentas religiosas, numismática, arqueologia, instrumentos médicos e odontológicos, entre outros.